Como não se endividar usando cartão de crédito?

Como não se endividar usando cartão de crédito?

Você sabe como não se endividar usando cartão de crédito? Muitas pessoas pensam que ele é um vilão muito grande na hora poupar dinheiro ou eliminar compras por impulso. De fato, ele gera muitos gatilhos que podem se transformar em problemas financeiros graves. No entanto, ele também traz benefícios que não podem ser ignorados.

Ou seja, no meio disso tudo, há sim uma forma de usar o cartão de crédito de maneira saudável, inteligente e racional. E nós vamos entender tudo isso a partir de agora. Então, continue lendo o artigo.

Como não se endividar usando cartão de crédito? Veja 5 dicas

Aprender como não se endividar usando cartão de crédito é algo relativamente simples, mas não necessariamente é fácil. Afinal, estamos falando de comportamento. E, como você sabe, comportamento não é algo que se molda em apenas um ou duas atitudes. O longo prazo precisa ser considerado de maneira inteligente. Caso contrário, muito estresse e ansiedade vão ser gerados.

Portanto, as nossas dicas por aqui vão se pautar principalmente em usar o seu cartão de crédito de maneira responsável e inteligente, de modo que você possa usufruir deste benefício e não deixar que o benefício se transforme em um pesadelo.

Pense sempre o seguinte: o cartão de crédito nada mais é do que um produto. Ou seja, para que você use, alguém está lucrando. Nada é de graça. Portanto, não olhe para o cartão como algo seu, pois não é. E esta é a nossa primeira dica. Continue lendo para entender melhor.

O seu crédito disponível não é um dinheiro que você realmente tem

Como não se endividar usando cartão de crédito Veja 5 dicas
Como não se endividar usando cartão de crédito Veja 5 dicas

Antes de mais nada, precisamos entender o que é um cartão de crédito. Ele nada mais é do que uma forma de você pegar dinheiro emprestado do banco, para que o banco lucre com os juros desse dinheiro emprestado.

Aqui vale o entendimento daquilo que mencionamos anteriormente: o seu crédito não é um dinheiro que você tem. O cartão de crédito tem o seu nome, mas o que ele pode oferecer, não é seu. É do banco. E isto precisa ser levado muito a sério quando você optar por fazer uma compra ou outra.

Independentemente da quantidade de dinheiro que o seu cartão está indicando que você tem (crédito), saiba que aquilo ali não é seu. Se você comprar um shampoo natural, dois quilos de frango ou uma dúzia de ovos no cartão de crédito, saiba que está, agora, devendo esse dinheiro para o banco. E isto não é de graça.

Portanto, o seu comportamento com o cartão de crédito precisa passar por um refinamento do ponto de vista conceitual: o dinheiro que você tem em crédito, não é seu. É do banco.

Use as parcelas somente em casos de emergência

Nada mais legal do que comprar um produto caro e dividir ele em dez vezes sem juros no cartão de crédito, não é mesmo? Essas promoções podem chamar bastante a nossa atenção. Afinal, gera a sensação de que estamos pagando muito mais barato por um produto devido ao valor das parcelas.

Só que isto é um problema bem grande no longo prazo. Afinal, você vai ficar dez meses pagando o mesmo produto e, se acontecer qualquer coisa no meio do caminho e você precisar fazer mais uma compra, terá que pagar, agora, duas coisas no mês.

Este tipo de situação é mais comum do que a gente imagina. Tudo começa com uma comprinha simples de mil reais divididas em dez vezes de cem reais. Mas depois tem mais uma, e mais uma, e mais uma… até que chega um momento que a fatura do cartão está em mil reais por mês.

Estes acúmulos são silenciosos e, o que poderia ser um benefício (comprar parcelado) se torna um malefício tremendo. Portanto, todo cuidado é pouco.

O fechamento da fatura pode gerar compras por impulso

Aquela notificação de “fatura fechada” no celular, no fim ou início do mês, faz você pensar que agora é hora de comprar? Se isto acontecer, saiba que você pode estar em um caminho muito perto da falência ou de uma possível ruptura financeira. 

Simplesmente comprar alguma coisa porque a fatura do cartão fechou, é um problema grave de comportamento, pois indica que você faz compras por impulso. Agora, se você planejar uma compra e somente fazê-la depois que a fatura fechar, pode ser que você esteja sabendo controlar bem o seu comportamento.

A seguinte frase pode despertar um comportamento irracional sobre uma compra: “fatura fechada, hoje é o melhor dia para compras”. Bom, quem decide qual é a melhor hora para comprar alguma coisa, é você. Tenha sempre isso em mente e haja de maneira inteligente.

A famosa bola de neve – Quando ela começa a ser gerada?

Você certamente já ouviu falar na bola de neve que um cartão de crédito pode gerar, certo? Bom, esta é uma situação bem complicada e pode levar qualquer pessoa à falência, visto que a bola de neve é algo realmente sem fim, caso você não estancar o problema.

A bola de neve começa a surgir quando você tem uma dívida e não paga o primeiro mês. No segundo mês, você vai ter a dívida do mês passado e a dívida do mês atual. Ou seja, já duplicou. Em paralelo a isso, o banco vai cobrar juros sobre o valor devido. Como a cada mês você vai acumular mais, maior será o valor que o juros será aplicado.

Então, nunca deixe de pagar uma parcela para deixá-la para o próximo mês. Isto é gravíssimo e, em poucos meses, pode fazer todas as suas economias desandarem. É o caminho da falência. 

Você deve cortar seus cartões ao meio e jogá-los fora?

E por fim, simplesmente jogar o seu cartão de crédito no lixo não vai resolver o problema de não se endividar. Por mais que aquele cartão não seja mais usado, o seu comportamento irracional ainda estará presente em você. E, assim que você tiver outro cartão, poderá repetir os mesmos erros.

Jogar o cartão fora pode ser uma atitude bastante radical e que pode fazer com que um problema pare de aumentar. Mas, se você ainda tiver dúvidas, saiba que elas só vão desaparecer depois que você as pagar. 

Então, foque no seu comportamento, entenda seus hábitos de consumo e tenha uma vida financeira mais disciplinada. Com isso, talvez o seu cartão não precise ir parar no lixo.

Investimento