Os 5 motivos para investir no Tesouro Direto

Os 5 motivos para investir no Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto é hoje em dia uma das melhores opções de investimento, sendo acessível e de baixo risco. Se você não está acostumado a investir ou se nunca investiu, é bem comum que você tenha medo de perder dinheiro ou de aplicar em algo que não tem certeza se valerá a pena.

Nesta dúvida é bem provável que você tenha consultado o gerente do seu banco e ele lhe indicou que investisse na poupança, ou quem sabe ele lhe ofereceu um título de capitalização.

No entanto, eu não lhe indicaria que investisse em nenhum destes. Você pode fazer o seu dinheiro render mais e continuar a ter baixos riscos. Como? Investindo no Tesouro Direto.

Se eu tivesse que indicar hoje apenas um investimento para você, com certeza esta seria a minha indicação. Confira abaixo os cinco motivos para investir no Tesouro Direto.

1- Baixo investimento inicial (a partir de R$ 30)

Os Títulos do Tesouro Direto são negociados a partir de 10% do valor do mesmo. Dependendo do título negociado, você conseguirá investir a partir de R$ 30,00. Dessa forma, ficará bastante acessível para os investidores iniciantes.

2- Baixo risco, apropriado para investidores de perfil conservador

O Tesouro Direto possui papéis com perfis bastante conservadores, uma vez que você pode: proteger o capital da inflação, rentabilizar através da Selic ou de uma taxa prefixada.

Também devemos salientar que os títulos da dívida pública são os investimentos mais seguros do país, pois são garantidos pelo Tesouro Nacional. Na prática é como se você estivesse “emprestando” dinheiro ao governo federal, que lhe devolverá com juros.

3- Rentabilidade superior à da poupança

Os títulos do Tesouro Direto podem chegar a render até 50% a mais que a poupança, principalmente quando a Selic fica acima da 8,5% que faz com que a poupança renda uma taxa fixa (0,5% ao mês) mais a Taxa Referencial (%TR). Além de que em momentos de inflação alta, a poupança rende menos do que a inflação, fazendo com que na prática você perca dinheiro.

4- Baixas taxas cobradas

O próprio site do Tesouro Direto mostra um ranking das corretoras e bancos homologados de acordo com as taxas cobradas por cada um. Algumas delas inclusive não cobram taxas para negociar na plataforma. As taxas cobradas pelas corretoras são menores que as dos bancos, por isso indico que abra a conta em uma corretora.

5- Venda quando quiser

Desde 2015, você pode negociar todos os dias e o resgate é efetuado no dia subsequente a venda (D + 1). Esse aumento de liquidez foi bastante interessante para os investidores que precisam realizar um resgate antecipado, antes do vencimento do título.

Investimento