5 tendências para o marketing no futuro

5 tendências para o marketing no futuro

1. Blockchain está se tornando um componente central no marketing

Para ter sucesso no marketing, as empresas precisam dominar uma tarefa importante e difícil: elas precisam conhecer seus clientes. E isso inclui a identificação digital do cliente. 

O que antes era monitorado através de cookies ou de e-mail endereços , no futuro, será regulada através dos registos blockchain criptografados, os chamados “livros”.

Para além das aplicações mais conhecidas para criptomoedas, a tecnologia blockchain está agora a encontrar o seu caminho para outras áreas, nomeadamente onde quer que haja identificação e dados – por exemplo, no setor da saúde com registos de saúde electrónicos.

Blockchain também pode ser uma oportunidade real em marketing online. Porque a tecnologia proporciona transparência ao setor. Ele permite que a troca entre clientes e empresas seja sempre visível e rastreável.

Ao contrário da publicidade online clássica , graças ao blockchain, as empresas obtêm uma imagem exata dos usuários que alcançaram com sua publicidade de sex shop, por exemplo, porque é possível rastrear exatamente quem “tocou a cadeia”. 

Isso torna bots ou cliques comprados impossíveis e fornecedores terceirizados como o Google supérfluos, porque as empresas podem ver por si mesmas e determinar a quem suas medidas de publicidade devem alcançar.

O Blockchain também é interessante no que diz respeito ao Regulamento Geral de Proteção de Dados. A tecnologia evita a perda de dados para terceiros, já que os dados em um registro de blockchain são visíveis para todos, mas estão disponíveis apenas para aqueles autorizados. 

Como o blockchain é baseado em uma rede de nós , também é mais difícil para pessoas não autorizadas hackear bancos de dados: qualquer pessoa que tocar nos dados pode ver imediatamente se um hacker tenta trabalhar em parte do livro-razão.

2. Os anúncios gráficos como os conhecemos hoje estão morrendo

A personalização está desempenhando um papel cada vez mais importante no marketing hoje. Já se pode observar que os anúncios gráficos clássicos estão se tornando cada vez menos relevantes. 

Com o tempo, eles conseguiram até mesmo o oposto do que realmente pretendiam: interromperam a experiência do cliente, o que fez com que cada vez mais usuários instalassem bloqueadores de anúncios , o que acabou levando a retornos decrescentes para os anunciantes.

Os dados próprios, ou seja, todos os dados que as empresas já possuem – como dados do sistema CRM ou dados sobre o comportamento de navegação no site da empresa – estão se tornando cada vez mais valiosos, especialmente para um direcionamento preciso .

Para os profissionais de marketing, isso significa: Os dados próprios são valiosos. Eles devem ser coletados e mantidos e idealmente incorporados na otimização do relacionamento com o cliente, sendo usados ​​para fornecer aos públicos-alvo um conteúdo de publicidade personalizado.

3. Identificação entre dispositivos

Se você perguntar aos consumidores como eles desejam entrar em contato com as marcas e ser confrontados com a publicidade, você obterá a resposta: na forma de experiências omnicanal personalizadas. Até agora, os profissionais de marketing muitas vezes não resolveram essa tarefa de maneira adequada.

Nos próximos anos, o marketing omnicanal mudará fundamentalmente novamente: será cada vez mais integrado à Internet das Coisas (IoT). Junto com os registros de blockchain, os consumidores receberão no futuro uma nova “identificação”, para que seja garantido que eles recebam exatamente o que esperam de suas marcas favoritas e estejam prontos para consumir. 

No futuro, a identificação entre dispositivos será fundamental para experiências de publicidade consistentes em todos os canais e dispositivos finais.

Com essa identificação entre dispositivos, os profissionais de marketing podem combinar dispositivos conectados, por exemplo, smartphones, tablets, computadores, carros inteligentes, etc., com contatos individuais.

Isso torna possível, por exemplo, abordar os consumidores em seus dispositivos e canais preferidos – seja no tablet, via Netflix, no Tesla ou em qualquer outro ponto de contato que um cliente use.

4. Assistentes de voz como novo canal em marketing online

Assistentes digitais (Siri, Google, Alexa, etc.) estão cada vez melhores – especialmente quando aprendem como falar com seus proprietários e determinar a intenção por trás de perguntas comuns. Uma imagem diferente surge ao pesquisar com o assistente de voz. 

Em agosto de 2018, 25% de todos os usuários de aplicativos de comando de voz nos Estados Unidos estavam pesquisando novos produtos por voz. Mas apenas 10% usaram seu voto para realmente comprar produtos. 

Isso se deve principalmente ao fato de que até o momento não houve confiança nos aplicativos de voz que ajudarão os profissionais de marketing a conhecer seus clientes de maneiras completamente novas. 

O motivo: faz uma grande diferença se as pessoas formulam sua pesquisa em um teclado ou a pronunciam em uma linguagem cotidiana. Por exemplo, uma solicitação por escrito na web consiste em apenas uma a três palavras. 

Se for pronunciado, por outro lado, é mais provável que o questionador formule perguntas de conversação e use palavras-chave de cauda longa importantes.assistentes digitais e no reconhecimento inteligente de voz. 

Ao mesmo tempo, no entanto, é claro que as pessoas gostam de usar assistentes digitais: ao procurar produtos, os consumidores preferem a entrada de voz (70%) à entrada manual (29%).

5. O marketing ocorrerá apenas em tempo real

O marketing em tempo real significa basicamente abordar públicos-alvo em todos os canais, no momento certo, com ofertas personalizadas. Nos últimos oito anos, destacou-se o chamado “Newsjacking” como real o Marketing – campanha implementada – uma medida que está ligada às notícias da atualidade.

Um dos exemplos mais populares desse tipo de marketing em tempo real veio durante o Super Bowl de 2013. Durante o jogo, a energia caiu e o estádio de repente mergulhou na escuridão. Oreo se beneficiou de forma criativa em poucos minutos com seu tweet gráfico “enterrado no escuro”.

Em menos de uma hora, a mensagem foi retuitada mais de 10.000 vezes. Mesmo seis anos depois, as pessoas ainda falam sobre isso nos Estados Unidos. Por meio de um único tweet – não uma estratégia complexa .

O marketing em tempo real hoje significa algo completamente diferente. As empresas agora estão escolhendo uma abordagem centrada no cliente para sua publicidade. Isso continuará a se desenvolver no futuro – trata-se de alcançar os consumidores na hora certa com os produtos e mensagens certos.

Porque: Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e esperam mais do que apenas mensagens inteligentes transmitidas a um amplo grupo-alvo . 

Em vez disso, eles querem publicidade que seja feita sob medida para sua situação pessoal atual – em tempo real. Os especialistas em marketing precisam corresponder a essas expectativas usando aplicativos, sites otimizados para dispositivos móveis e, acima de tudo, reconhecimento de voz. 

Velocidade e precisão são fatores essenciais que precisam ser otimizados ainda mais porque, em última análise, fazem a diferença entre ganhar um novo cliente e perder um existente.

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