Contas inativas do FGTS: o que fazer com o dinheiro?

Contas inativas do FGTS: o que fazer com o dinheiro?

Se você, assim como eu, é um dos felizardos que tinha dinheiro nas contas inativas do FGTS e irá receber ou já recebeu, deve estar se perguntando o que fazer com este dinheiro extra. Muita calma nessa hora!

Como consultar se irei receber?

Caso ainda não saiba se você tem algum valor a receber de contas inativas do FGTS, basta consultar neste site da Caixa ou através do aplicativo oficial (disponível para Android, IOS e Windows Phone).

Se tiver, a página já lhe dá a opção de fazer login ou criar o seu cadastro, confirmar a sua conta da Caixa (se você possui uma conta ou poupança da Caixa poderá receber nela sem precisar ir ao banco) e informa a data que será depositado, ou que estará disponível para você vá sacar ou transferir para uma conta que você possui em outro banco.

Quem tem direito a sacar?

Antes desta decisão do governo anunciada em dezembro de 2016, só quem estava desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa.

Agora, se você pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 vai receber o saldo que ficou na conta. Os pagamentos serão feitos de acordo com o mês de aniversário do trabalhador e estarão disponíveis a partir das datas a seguir.

  • Janeiro e Fevereiro: 10/03/2020
  • Março, Abril e Maio: 10/04/2020
  • Junho, Julho e Agosto: 12/05/2020
  • Setembro, Outubro e Novembro: 16/06/2020
  • Dezembro: 14/07/2020

E afinal, o que fazer com este dinheiro?

A melhor opção vai depender da sua situação financeira. Se você possui uma boa saúde financeira. Suas contas estão todas em dia e você não possui nenhuma dívida, então o melhor é investir o seu FGTS.

A escolha do investimento vai depender do seu perfil, mas sem dúvidas o Tesouro Direto é uma ótima opção. Sobre ele, já falamos diversas vezes, e você pode conferir clicando aqui. Existem também, bons CDB, LCI e LCA. Entre outras opções de renda fixa.

No entanto, se você está endividado ou acabou de financiar algum bem, a melhor alternativa será utilizar o seu FGTS para quitar suas dívidas ou adiantar parcelas do seu financiamento.

Antes de pagar as dívidas, não esqueça de negociar para reduzir os juros.

Governo